O Natal ao redor do mundo e suas tradições

18 de dez. de 2017


Bom dia, flores! Hoje estou trazendo para vocês um post bem diferenciado, na verdade ele faz parte de uma TAG NATALINA que estou participando com alguns amigos, blogueiros e blogueiras. Nessa tag cada um vai falar sobre um assunto referente ao Natal, e deixarei o link dos blogs de cada um. Eu escolhi trazer para vocês algumas curiosidades sobre o Natal em alguns países e suas tradições malucas.

Sabemos bem que o Natal brasileiro hoje é mais americanizado do que brasileiro. Acompanhamos, através dos filmes as tradições e cultura presente no EUA e, mesmo sem querer, acabamos por imitar algumas delas, mas por menor que seja, ainda mantemos nossa originalidade..
Por outro lado, essa originalidade é o que não falta em alguns países na hora de comemorar o Natal. Sim, atualmente há vários países que também comemoram a data, cada um à sua maneira e com suas tradições malucas, que foram se renovando ao decorrer dos séculos. Vem ver!

  Austrália
O Natal na Austrália, assim como no Brasil, acontece no verão, e os nativos comemoram a data da melhor maneira possível: Na praia. Você não leu errado, é isso mesmo: PRAIA! Tanto as famílias australianas como os estrangeiros vão festejar a data de sunga e biquíni, num clima super harmonioso e pacífico nas praias australianas. Uma delícia, né non?
Lá o Natal também é usado para lembrar as raízes britânicas no país, e eles não comemoram na véspera, mas no próprio dia, e ao invés de Ceia, eles tem um almoço especial, onde as famílias se reúnem nas suas varandas e parques, com o tradicional peru, pudim de ameixa, camarão e frutos do mar.
Os australianos também costumam comemorar o Natal com festividades ao ar livre, e são muito conhecidos por seus festivais de música com corais natalinos. Em uma dessas festividades, as pessoas se juntam à noite para acender velas e cantar músicas natalinas. Me diz se não é o cenário ideal para o final feliz de um filme?

  Bélgica
A Bélgica é um dos únicos países do mundo em que o Papai Noel não é considerado, mas isso não significa que eles não tenham seu bom velhinho, São Nicolau ocupa esse lugar e ele leva a tradição de crianças que foram ou não comportadas durante o ano super a sério. No dia 4 de Dezembro, ele visita as casas para saber quem se comportou e retorna dois dias depois para presentear as crianças boazinhas, e elas deixam cenouras para alimentar as renas do bom velhinho.

O país também conta com muitas atrações interessantes nessa época. O destaque vai para os mercadinhos e as pistas de patinação no gelo, além da bela iluminação e decoração das ruas belgas.

  China
O Natal ainda é novo para os chineses, lá eles costumam decorar suas árvores de Natal com enfeites feitos de papel, como, por exemplo, flores e lanterninhas e as crianças esperam pelos presentes de seu Papai Noel local, que se chama Dun Che Lao Ren (homem velho do Natal, em Chinês). Em Hong Kong, o Natal é conhecido como Ta Chiu, que significa renovação e paz.

Apesar do Natal não ser oficialmente feriado na China, isso não significa que eles não celebram a data, muito pelo contrário, mesmo trabalhando e indo à escola normalmente no Natal, as famílias e amigos se reúnem para comemorar e trocar presentes.

  Inglaterra
Os ingleses não poderiam ficar de fora dessa lista, para eles o Natal é uma das datas mais importantes do ano; com direito a discurso da Rainha e iluminações especiais em todo país, eles comemoram suas festividades de formas bem diferenciadas. 

Começando pela véspera de Natal, no dia 24, onde todo o Reino Unido tem o costume de frequentar a missa da meia-noite, conhecida como "midnight mass", onde, além de prestigiar a data, eles também entoam suas cantigas natalinas. E nessa mesma noite da véspera, as crianças costumam pendurar as meia próximas à lareira, para que o seu "Father Chrsitmas" deixe seus presentes; e elas não o deixam com fome não, sempre deixam para ele as Mince Pies (ou torta de frutas, tradicionalmente) junto a sherry (xerez- bebida similar ao vinho) e leite, além de deixar cenouras para alimentar as renas do vovô Noel.

No dia 25, oficialmente Natal, os britânicos acordam super cedo para abrir seus presentes e se reunir na Ceia junto com seus familiares. Este também é o dia em que a Rainha faz seu discurso, e todos se reúnem para ouvi-lo. Eles consideram o pudim servido na Ceia de Natal como a estrela da Noite, e tradicionalmente, enquanto ele cozinha, todos da família mexem nele e fazem um desejo.

  Portugal
Os portugueses, na véspera do feriado natalino, costumam comer bacalhau, e na Ceia, seu prato mais tradicional é o cordeiro ao forno. Eles também tem o costume do Bolo Rei, onde o anfitrião da Ceia esconde um presente. Eles também costumam fazer uma espécie de "Ceia Extra" na manhã do dia 25, que é conhecida como Consoada. Nessa mesma Ceia, eles deixam lugares vagos à mesa, para as alminhas à penar (almas perdidas) e os mais antigos oferecem sacrifícios ao mortos para garantir, no novo ano, boas colheitas.

  Holanda
O Natal holandês é comemorado no dia 6 de Dezembro, o dia de Sinter Klass (Sint Nicolas ou São Nicolau), sendo ele o bom velhinho dos holandeses, desconsiderando o famoso e mundialmente conhecido Papai Noel. Ele chega ao país de barco da Espanha, para festejar e distribuir presentes, vestido de bispo e acompanhado pelos Zwarte Pieten, que ao pé da letra significa "Pedros pretos". Essa tradição gerou uma grande controvérsia no país: muitos cidadãos holandeses reconhecem o costume como racista, já que o personagem também é uma espécie de "homem do saco" que leva as crianças desobedientes para a Espanha, onde seu bom velhinho mora. A história original de Zwarte também é bem polêmica: nela, ele era um escravo que acompanhava o Sinter Klass, mas essa versão foi alterada por questões de racismo, e na nova versão, as crianças aprendem que a aparência de Zwarte se dá devido a fuligem, já que nessa versão ele trabalha como limpador de chaminés.
(Bom, esses foram alguns dos países que pesquisei sobre o Natal, e para o post não ficar tão grande, se quiser ver mais tradições, é só clicar nos links de referência (+) (+) (+) (+).

Perguntinhas da Tag Natalina:
1. O que significa Natal para você?
 O Natal para mim é um período de renovação e união.
2. O que você mais gosta no Natal? 
Adoro o clima de magia natalina por toda parte e de comer panetone e torrone rsrs.
3. Como foi seu Natal passado? Bom ou ruim? Teve alguma tristeza? Teve alguma gentileza? 
Meu Natal passado foi bem diferente de todos os outros, passei com alguns amigos e foi muito divertido.
4. Qual a lembrança natalina mais marcante? 
Minhas lembranças natalinas mais marcantes são com meu pai, adoro ir à casa dele nessa época. E também me recordo muito da minha infância e dos especiais da Xuxa que passavam na TV.
5. Onde ou com quem você gostaria de passar o seu Natal? 
Com minha família e amigos.
6. Fale sobre uma saudade. 
Minha casa está em reforma no momento, e estou sentindo muita falta das decorações de Natal, principalmente dos pisca- piscas rsrs, mas infelizmente não podemos decorar nada no momento.
7. "Na minha noite de Natal não pode faltar..."
Não pode faltar família reunida, com uma Ceia maravilhosa na mesa, todos rindo e se divertindo juntos.

Bloguinhos participantes da Tag:

Por hoje é isso, queridos leitores! Espero que aproveitem bem o seu Natal com nossas dicas. Beijos.

16 comentários:

  1. Olá!
    Muito legal saber um pouquinho mais sobre o Natal em outros países, adoro esses tipos de curiosidades!
    Vamos juntas nessa parceria da TAG de Natal! Boas festas!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. olá , tudo bem ? gostei muito de saber como é comemorado o natal em diferentes parte do Mundo , não tinha esse conhecimento e achei super criativo seu post , gostei de conhecer atraves da Tag o espírito Natalino em seu corção. Obrigado por compartilhar meu blog . Tenha um maravilhoso Natal.BJSS

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer um pouco dos costumes do natal pelo mundo. Realmente no Brasil temos por hábito americanizar tudo e muitas vezes perdemos um pouco das nossas raízes. Obrigado pela oportunidade de participar dessa tag com vocês. Desejo a todos um natal maravilhoso e um ano novo repleto de surpresas para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Evandro, o brasileiro precisa ser um pouco mais original e mostrar sua cara numa lista como esta rs. Agradeço a você também a parceria, beijos!

      Excluir
  4. como estou muito na onda asiática eu queria ir ver o natal da china. amoooo tb queria o da Korea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser realmente muito legal o Natal por lá, também pretendo muito conhecer! Beijos Pah

      Excluir
  5. Quanta informação interessante! Gostei de conhecer como é Natal em todos os países citados, não sabia que era verão na Austrália, passar o natal com os pés na areia deve ser ótimo. Fiquei surpresa em descobrir que não é feriado na China. Agradeço por me colocar na tag, amei o post, beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Priih <3
      Agradeço muito pelo seu carinho e parceria. Beijos.

      Excluir
  6. Acho muito legal conhecer a cultura de outros países, especialmente a forma como cada um comemora o Natal. Parece que na Islândia eles tem como tradição trocar livros, nem gosto dessa tradição kkk. Há alguns fiz um post sobre o Natal no Japão, é bem legal também. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, também iria adorar essa tradição de trocar livros rsr, beijos linda

      Excluir
  7. :) Interessante a tua publicação sobre as curiosidades natalícias nos diversos países. Só posso falar sobre Portugal, porque é o meu país. Realmente há essa tradição do bacalhau cozido com couves e quanto ao borrego penso que seja mais para norte do país, e centro e sul é principalmente o peru assado no forno. Em algumas zonas do país (sobretudo a Norte que é onde levam a religião mais a sério e na prática), há quem vá à missa do galo, na véspera à noite. Quanto ao bolo rei é típico sim e eu gosto (ao contrário de grande parte das pessoas, que não apreciam por causa das frutas cristalizadas). De um modo geral, o nosso Natal também já está muito americanizado e uma das coisas que importamos foi o Pai Natal, aquele velhinho de barbas brancas, gorro e roupas vermelhas. Efeitos da tv. Nós tínhamos era o menino Jesus e as crianças antigamente atribuíam-lhe a descida pelas chaminés e o presente que de manhã aparecia dentro dos sapatinhos. :)
    Grata por teres colocado o meu blog neste teu espaço.
    Beijos e um feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaa, estava mesmo na expectativa de você comentar, já que como mora no Portuual, sabe melor que ninguém das tradições de lá :D
      Obrigada pelos esclarecimentos e feliz Natal!!

      Excluir
  8. Oi, Juliana! Tudo bem? Nossa, amei seu post e ler sobre as diversidades nas comemorações desses países. Jamais imaginaria que é verão na Austrália, achei muito bacana. Obrigada por indicar meu blog. Um abraço ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, e obrigada pela parceria Paty! Beijos.

      Excluir