Dicas para iniciar o seu Bullet Journal

29 de dez. de 2017


Oláa queridos! Como vocês estão? Lembram do desafio das #9Coisas antes de 2018? Então, em um dos desafios foi proposto adquirir um novo método de organização para seguir no próximo ano. Eu estava entre o Planner e o Bullet Journal, mas acabei ficando com o Bullet Journal porque, além de ser mais barato que um Planner, você também pode personalizar ele do seu jeito. Nada de regras ou marcações desnecessárias, aqui quem manda é você!

O Bullet Journal, resumidamente, é um sistema de organização criado por Ryder Carrol, para pessoas que não gostam ou não se adaptam às agendas convencionais e procuram por uma forma mais flexível de se organizar.

Esse é praticamente o segundo Bujo que eu tento fazer, já que na primeira vez eu me embolei toda e fiz TUDO errado. Pensando nisso, vim compartilhar com vocês algumas diquinhas e alguns erros que cometi no meu primeiro Journal.

Qual caderno usar?
Na verdade, não tem uma regra sobre qual caderno utilizar para o Bullet Journal, você pode usar o modelo que mais se adaptar: com pauta, sem pauta, pontilhado ou quadriculado. O tipo de caderno mais utilizado para o Bujo é o tipo moleskine, mas esse modelo não tem um preço muito doce.. Você encontra ele por uma média de R$ 50 a R$ 120, o que sairia quase o mesmo preço de um Planner. Pra mim não compensa. Fiz então uma breve pesquisa e trouxe os modelos moleskines mais baratos que encontrei:
Agora, se essa será a primeira vez que você vai fazer o Bullet Journal, sugiro que faça em um caderno que não usou direito, como eu fiz, peguei um que utilizei pouquíssimas vezes e montei o meu Bujo nele. É mais prático, econômico e não acumula mais cadernos à toa, já que o primeiro será mais como um experimento. Quando você for pegando o gosto e a prática da coisa, poderá investir em um melhor e já saberá suas preferências.

Canetinhas e washitapes
Eu ainda não investi em canetinhas nem em washitapes, por enquanto estou decorando o meu Bujo a base do desenho mesmo. E esta é uma dica que eu deixo, não fique ansioso pra fazer todas aquelas decorações lindas que você vê no Pinterest ou no Instagram, vá fazendo aos poucos e evite gastar com isso por enquanto. Mas (como estou tentando ser útil) você pode encontrar canetas, washis e outros ícones de papelaria bem baratinhos e fofos nessas lojinhas abaixo:

Inspire-se
Antes de começar a desenhar loucamente no Bujo, procure se inspirar em algumas idéias que você vai querer utilizar. Procure imagens no Instagram e no Pinterest de tudo que você vai querer no seu, eu salvei uma pasta no computador só com imagens do tipo e fui copiando os desenhos depois.

Faça uma lista
Agora que você já tem em mãos tudo que quer pôr no seu Bujo, faça uma lista da ordem em que vai colocar cada idéia. Por exemplo:
Depois essa listinha vai te ajudar a ir montando o índice.
Essas idéias que foram coletadas são chamadas de Coleções e você pode incluir em qualquer parte do seu bujo, lembre-se que não há nenhuma regra.

Índice
Uma dica que eu dou em relação ao índice é você preencher as páginas primeiro (fazer os desenhos e todas as idéias que vai incluir no seu bujo), e só depois ir montando o índice. Ele será um guia para tudo que você quiser encontrar. Exemplos.

Seções principais
Todo Bullet Journal precisa desses 5 tópicos principais para funcionar:
  • Índice
  • Key (legendas)
  • Log do futuro
  • Log Mensal
  • Log Diário ou semanal
Detalhes adicionais sobre cada tópico

Diário em Tópicos
Leia o livro "Diário em tópicos" da Rachel Wilkerson Miller, ele vai te ajudar a utilizar melhor o seu Bullet Journal. Você pode ler um trecho do livro Online neste link.

Importante
O Bullet Journal hoje é uma tendência, mas não comece para "estar por dentro" ou apenas para postar no Instagram, faça de fato para se organizar. E não se esqueça que quanto mais simples e funcional melhor!

Gostaram das dicas? Em breve trago o meu Bullet Journal para mostrar a vocês :D 
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário