A Crise dos 20

18 de jan. de 2018


Senti uma necessidade enorme de fazer esse post.

Sabe aquele momento em que você começa a se questionar sobre tudo? Vida, carreira, escolhas, trabalho, dinheiro, satisfação pessoal, profissional, estudos, faculdade, "é essa a área que eu quero mesmo seguir? E por que? O que eu espero?", "com que tipo de trabalho eu seria realmente feliz e realizada?" e "por que eu ainda não fiz nada que realmente desse certo?"
Enfim, essas são algumas das questões que estão passando na minha mente neste momento. É dúvida, insatisfação e ansiedade acompanhados do medo e desespero sobre o futuro. Parece que nada está certo e você fica se questionando do por que disso.

Olhar para alguns amigos da escola que já estão se dando super bem na vida também não te ajudam nada. E agora? O que fazer?

Eis a questão. Ultimamente eu tenho percebido que tudo que queremos fazer, exatamente TUDO tem que ser bem planejado. Falo de vida profissional e formação acadêmica, principalmente. 
Se eu pudesse voltar no meu tempo de colegial, eu me dedicaria a fazer cursos para aprimorar meu currículo - e isso não significa que eu não tenha feito nenhum, eu até fiz, mas minha ansiedade para trabalhar me atrapalhou e acabei não conseguindo conciliar. E até hoje não terminei o curso de Inglês, algo que tenho muita vontade de aprender.

Gostaria muito de já ter saído do ensino médio com todas as respostas às minhas perguntas internas, mas infelizmente não tenho resposta alguma, mesmo agora, depois de 4 que sai do ensino médio.
 Acredito que agora seja o momento para realmente me encontrar profissional e pessoalmente. Como eu descobrirei isso? Tentando. 

Mas não tentando as mesmas coisas para conseguir os mesmo resultados de antes, melhor tentar algo novo, totalmente diferente. Fazer o que ainda não fiz ou até mesmo recuperar o tempo perdido.

Pois bem, talvez já tenha a resposta à mim neste momento, que é viver o que ainda não vivi. Experimentar para saber se é bom e correr atrás do tempo perdido. Boas novas.
Vamos conseguir.

16 comentários:

  1. Me identifiquei muito com você. Penso sobre isso todos os dias. Às vezes fico muito triste também. Mas sei que se não lutar e tentar mudar agora, não vai mudar muita coisa daqui alguns anos. Mesmo triste tento pensar que eu sempre terei dias ruins, mas todos os dias eu superarei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Jess, como vc mesma disse, precisamos lutar para mudar o agora, para que amanhã não haja mais arrependimentos. Beijos

      Excluir
  2. Quando li o seu texto eu me vi nele na minha época dos 21, 22 anos. Queria abraçar o mundo e já ter claramente traçado pra mim o que seria meu futuro. Agora com quase 30, percebo que tudo que eu fiz, as decisões que tomei e não tomei agora fazem sentido. Que o espanhol que sempre gostei e comecei inúmeras vezes cursos (caríssimos por sinal), ficou tão mais claro em minha mente quando ao inves de estudar numa escola, eu guardei dinheiro para minha experiência internacional, e digo o mesmo para o inglês. A gente vê que com tempo algumas decisões são o que a sociedade impõe e não o que realmente queremos e se tivéssemos entrado nessa onda, perderíamos experiências incríveis que tivemos por aquela decisão que nossos pais olharam meio torto por termos tomado. Tenho certeza que em breve tudo se esclarecerá e essa crise será apenas mais uma fase ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaau Helo, obrigada por me dar essa luz <3 sempre quis fazer intercâmbio para aprimorar o meu inglês mas afoguei essa idéia quando imaginei que apenas um curso seria o suficiente.. É muito bom ver a voz experiência frente ao nosso rosto, poder enxergar os "problemas" com outros olhos e foi isso que você acabou de fazer, muito obrigada querida, beijos! <3 <3

      Excluir
  3. Acabei de fazer 20 e sei bem o que é isso, estou procurando emprego, chegando na metade do meu curso e quase todo dia me pergunto se é isso mesmo que quero para minha vida. Espero que essa crise passe logo, pq questionar quase todas as decisões que eu tome é realmente horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Nathy, espero que venhamos a nos encontrar logo. Seria incrível se as respostas apenas caíssem do céu, mas feliz ou infelizmente, apenas o tempo vai nos dar essas respostas e até lá temos que fazer o máximo para encontrá-las. Beijos

      Excluir
  4. Adorei o texto, em pensar que já vou fazer 27.. fico chocada!
    Beijos

    Ta rolando sorteio lá no blog, corre e participa! 💗

    Sorteio de uma Caneca super fofa de Pug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a vida passa que nem notamos rsrs, estou participando do sorteio, beijos!

      Excluir
  5. Eu só consigo pensar "cara, eu já tenho 20 anos e não trabalho e ainda moro com meus pais" a minha crise dos 20 começou bem antes dos 20, tento não me cobrar tanto mas as vezes é difícil.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sabrina, parece que a vida fica nos cobrando tudo o tempo todo.. mas temos que pensar positivo, afinal cada um tem seu ritmo e seu caminho, nem tud é igual pra todo mundo. Beijos

      Excluir
  6. Primeiramente, que blog lindo <3
    Super me identifiquei com o texto... Eu sou formada no curso dos sonhos desde a adolescência, sempre quis estudar Biologia mas em relação à ser professora de Biologia eu ainda tinha um pé atrás. Eu decidi não ir atrás de emprego nesse ramo porque eu senti que eu poderia até ser professora, mas eu me sentiria realizada em algo mais. Eu evito me comparar com as outras pessoas, e eu fico pensando que eu poderia está fazendo Mestrado ou até mesmo fazendo outras modalidades do meu primeiro curso, mas..... eu não estaria feliz. Mesmo que eu tivesse dinheiro! Eu segui o meu coração porque já passei vários anos da minha vida me sentindo infeliz e eu não quero isso, quero me sentir realizada! Estou fazendo outro curso e me dedicando a outros projetos, atualmente não tenho dinheiro nem moro sozinha como outras pessoas da minha idade, mas sei que o tempo de colheita exige espera!
    Beijos

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo xará rsrs, temos que seguir nosso próprio tempo e caminho, a vida nunca é programada. Sucesso na sua carreira linda, beijos

      Excluir
  7. Já passei por crises assim com meus 20 e poucos anos, após percebe que minha vida tinha tomado outro rumo do que sonhava. Casei com 19 e fui mãe com 20 e nesse momento vi meus sonhos se transformando em fumaças . Mas hoje com menos de 1 mês para completar meus 30 anos estou bem com a vida que tenho, a profissão que tenho conquistado e a mãe e esposa que me tornei. E aprendi que não existe “tempo perdido” tudo tem sua hora basta corrermos atrás e conquistar nossos sonhos.


    Beijos de luz, Carina Oliveira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Carina! Há muitas voltas neste caminho chamado vida, e apenas temos que percorrer o nosso! abraços.

      Excluir
  8. Acho que não é só nos 20 que passamos por isso, na acho que na adolescência principalmente. E eu com 15, me vejo na mesma situação. Mas como você disse, acho importante não nos cobrarmos tanto. Acho que uma hora as coisas se acertam e as coisas se resolvem. Ou pelo menos, a bagunça mental acabará. Amei teu post! Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e se identificado, Mari :D
      realmente a vida não vem com manual de instrução então é normal se sentir perdido às vezes.
      beijooos <3

      Excluir