Crise Existencial

13 de ago. de 2017

Alguma vez já sentiu que sua vida não tem sentido? Já duvidou da razão de sua existência, ou apenas, do que fazer com sua vida, diante de tantos fracassos e problemas que te rodeiam? 

Se a sua resposta é sim, pois bem, você já teve crise existencial. 

Crise existencial é o momento em que o ser humano passa a questionar sua vida, seus valores, princípios e questões morais. É um período de reflexão profunda sobre o sentido e propósito da vida e do valor de sua própria existência. 

Algumas perguntas tornam -se frequentes nessa fase, como:
  •  Quem sou eu? 
  •  O que estou fazendo aqui? 
  •  Qual o propósito da minha vida? 
  •  Se eu morrer, será que alguém sentirá minha falta? 

Pra início de conversa, vamos ressaltar que é normal em algum momento da vida ter esse tipo de pensamento, que é muito comum em adolescentes, jovens, pessoas de meia idade, ou de situações traumáticas que levam a pessoa a procurar um sentido para a vida. 


Mas o perigo é quando esses pensamentos se tornam constantes, desencadeando transtornos depressivos em uma bola de neve psicológica, que se torna cada vez pior, podendo levar, em certos casos, até ao suicídio. 

Então, como lidar com a crise existencial? 
Algumas pessoas recorrem à religião, meditação, outras a terapias com profissionais, enquanto outras preferem conversar com pessoas de confiança e expor suas fraquezas. 

Saber reconhecer que está em crise existencial é o primeiro passo para sua cura.


Peter Wessel Zapffe, um filósofo Norueguês, deu quatro formas possíveis de lidar com uma crise em seu livro, "O Último Messias", que ele acreditou todos os seres auto-conscientes usarem para lidar com a inerente indiferença e absurdismo da existência, compreendendo "ancoragem", "isolação", "distração", e "sublimação": 

Ancoragem é a "fixação de pontos dentro ou a construção de barreiras ao redor do espírito combatente líquido da consciência". O mecanismo de ancoragem fornece aos indivíduos um valor ou um ideal que lhes permite focar a sua atenção em uma forma consistente. Zapffe também aplicou o princípio de ancoragem para a sociedade, e afirmou "Deus, a Igreja, o Estado, moralidade, destino, as leis da vida, o povo, o futuro" são todos exemplos primitivos e coletivos de firmamentos de ancoragem. 

Isolação é "um desligamento totalmente arbitrário de todos os pensamentos e sentimentos destrutivos e perturbadores da consciência". 

Distração ocorre quando "alguém limita a atenção para as fronteiras críticas apaixonando-as constantemente com impressões". 
Distração foca toda a energia de alguém numa tarefa ou ideia para prevenir que a mente se feche em si mesma. 

Sublimação é a reorientação de energia de pontos negativos, para os positivos. O indivíduo distância-se e olha para sua existência a partir de um ponto de vista estético (por exemplo, escritores, poetas, pintores). Zapffe apontou que seus escritos eram frutos de sublimação.
(Wikipedia)

Portanto, se está numa situação de crise existencial, aproveite o momento para analisar o que precisa ser mudado, nas suas prioridades e incertezas. Tenha uma conclusão sobre o momento, uma lição ou mudança em si que irá levar para a vida, e encare essa fase como um período de renascimento e ascensão do seu "verdadeiro eu" que agora está livre para se expressar. Sobretudo, procure ter uma visão positiva até mesmo nos aspectos negativos da sua vida, pratique a paciência e a resiliência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário