Como recuperar cabelos quimicamente danificados

26 de jan. de 2018

Eu sou uma pessoa que adora passar química no cabelo, vivo a base de progressiva atrás de progressiva e até hoje não aprendi a gostar do meu cabelo natural. Até o ano passado, meu cabelo estava totalmente virgem, bonito e saudável, mas inventei de fazer umas mechinhas aqui, joga tinta ali, taca preto, alisa, descolore de novo... Resultado: hoje meu cabelo se encontra totalmente danificado por conta dessas alterações, e pra piorar, ele estava caindo muito! Eu claramente fiquei muito assustada, mas encontrei uma solução para este problema, solução essa que vim mostrar para vocês neste post. Confira:
Como havia dito, meu cabelo estava caindo em proporções enormes e o fio dele estava totalmente elástico, opaco e sem vida, com o aspecto de palha, principalmente nas pontas (onde descolori). Se o seu cabelo está no mesmo estado, te aconselho seguir essa receitinha, que tem dado muito certo pra mim.

Reconstrução ácida com Vinagre de Maçã
Sim, para recuperar o cabelo será necessário fazer uma "reconstrução ácida", e você pode estar se perguntando o que é isso e o por que do vinagre. Básica e resumidamente, a reconstrução ácida ajuda a equilibrar o pH do cabelo que, por conta das tinturas e químicas, deixou o mesmo muito alto, o que faz com que seu cabelo fique com aspecto espigado e quebradiço.

O vinagre de maçã é uma substância de pH baixo, um ácido que ajuda a equilibrar o pH do seu cabelo, fechando as cutículas dos fios, e possibilitando que ele retenha mais nutrientes. O resultado final é de um cabelo mais macio, brilhoso, saudável e forte.


Para fazer a reconstrução, você vai precisar:
  • 1/2 xícara de vinagre de maçã
  • 3 xícaras de água filtrada
  • Shampoo e condicionador (de preferência os anti-resíduos)
  • Máscara de reconstrução capilar
Modo de fazer:
  • Lave os cabelos normalmente com shampoo de sua escolha e enxague bem;
  • Aplique a máscara de reconstrução normalmente e deixe agir por 15 minutos, depois condicione e enxague bem;
  • Dissolva a 1/2 xícara de vinagre de maçã nas 3 xícaras de água filtrada;
  • Inclinando a cabeça para trás, aplique metade da mistura em todo o couro cabelo, em seguida massageie;
  • Agora derrame a outra metade da solução em todo o comprimento dos fios, massageie da raiz às pontas do cabelo e deixe agir por 10 minutos;
  • Enxague em água fria e deixe secar naturalmente.
Esse tratamento pode ser feito semanalmente, de 15 em 15 ou de 10 em 10 dias (dependendo da situação de seu cabelo, se ele estiver muito danificado, o recomendado é fazer a reconstrução ácida a cada 15 dias) e é indicado para aqueles que acabaram de fazer luzes, progressivas ou tratamentos químicos nos cabelos.

Quando fiz a reconstrução ácida pude notar meu cabelo menos elástico e com mais força, ele também ajudou a diminuir o frizz e deixou meus fios muito macios. Recomendo!

Como ainda estou recuperando ele aos poucos, em breve pretendo trazer mais receitas caseiras que testei e funcionaram pra mim. Beijinhos <3

4 comentários:

  1. Amei, super fácil de arrumar os cabelos quebrados, não? As dicas são ótimas, vou testar em casa. O post foi super útil e veio no momento certo, pretendo mesmo pintar o cabelo e vou tirar print deste post para poder fazer em casa. Ótimo post ^^

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post!! Vou indicar pra uma amiga que está precisando!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Receita super fácil e prática! Já tinha ouvido falar que o vinagre de maçã é muito bom pro cabelo, agora vejo que realmente é.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Tudo bom?
    Nossa nunca tinha ouvido falar dessa receita é o melhor e que tenho todos esses produtos em casa e essa semana já faço.
    Dica mais que anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir